31.7.07

Um experiência educativa

A partir de um livro de um pioneiro da exploração polar do começo do século XX, Ernest Shackleton, o professor Sérgio Claudino construiu um texto com o qual propõe aos alunos que, a partir do mesmo, construam a sua própria experiência de um dia na Antárctida. Em alternativa, propõe que passem para um desenho um ou o conjunto dos episódios relatados.

Bom trabalho!

19.7.07

Marcadores de Livros

Mais uma ideia engraçada desenvolvida pela professora Telma Canavilhas e seus alunos do Colégio D. Maria Pia - Lisboa.


Janelas_polares

Uma vez dentro da época natalícia de 2006 e tentando relacionar o tema com a terra do Pai Natal ("para que ele se sentisse um pouco em casa"), os alunos da Escola EB 1 de Brancanes - Olhão resolveram decorar a sala de aula com elemntos relacionados com a terra dele.



E até ensinam a fazer...

O Pinguim:

A Foca:

veja mais em http://www.eb1-brancanes.rcts.pt/

Postais de Natal

Os alunos do 8ºF do curso de Educação e Formação da área de Pintura e Decoração Cerâmica (nível II) da Escola Secundária de Palmela fizeram alguns postais de Natal/2006 nas aulas de Cidadania e Mundo Actual. Segundo a professora Madalena Mota, a ideia foi colocar de seguida no postal um texto sobre o LATITUDE60! para que os alunos entregassem aos professores das várias disciplinas, apelando-os a participar no projecto.

"Pergunta a um cientista polar"

A professora Telma Canavilhas conta-nos que se afixaram, pelo Colégio D.Maria Pia - Lisboa, cartazes sobre a iniciativa "Pergunta a um Cientista Polar". Haviam 2 tipos de cartazes diferente: um para professores e outro para alunos. Para reforçar esta iniciativa desenvolveram ainda uma campanha de markting directo junto dos directores de turma.

(cartaz dirigido aos professores)


(cartaz dirigido aos alunos)

A Terra é achatada nos pólos.

Na preparação do material didático ao nível das ciências pelo Colégio de D. Maria Pia - Lisboa, foi realizada uma experiência que serviu para elaborar um guião em que uma das partes serve para o apoio ao professor e a outra para o aluno.
A porfessora Telma Canavilhas deixa aqui o convite a quem queira experimentar! Não se esqueçam depois de nos contar como correu.






Eu não fumo!

"O que é que o acto de fumar tem a haver com o Ano Polar?"
Segundo a professora Filipa Silva da Escola EB 1 de Brancanes - Olhão, este tema serviu unicamente de mote para a realização de um trabalho para alertar para os malefícios do tabaco ao mesmo tempo que se alerta para o aquecimento global.

veja mais em http://www.eb1-brancanes.rcts.pt/

GIS-Day 2006 em Palmela

No dia 15 de Novembro de 2006, dedicado aos Sistemas de Informação Geográfica, e subordinado ao tema do Ano Polar Internacional, decorreu o tão almejado GYS-Day na Escola Secundária de Palmela.
Entre outras actividades, a escola recebeu o Dr. Gonçalo Vieira que foi, com muito agrado, mostrar a alunos e professores algumas das técnicas que usa nos seus trabalhos de investigação (entre eles os SIG). Foram ainda apersentadas imagens que contribuíram, sem dúvida, para incentivar os presentes e fomentar uma maior adeão dos alunos à participando nas actividades que a Escola pretende promover dentro do tema do LATITUDE60!.

(para ver mais carregue na imagem)

Publicações alteriores

18.7.07

Pinguíns em Sabonete

Durante o mês dos animais Polares a professora Filipa Silva da Escola E.B. 1 de Brancanes, Olhão - Faro, desenvolveu mais uma actividade com os alunos, muito cheirosa por sinal...

veja mais em http://www.eb1-brancanes.rcts.pt/

Actividades no Colégio D.Maria Pia - Lisboa

No âmbito das alterações climáticas as professoras Cristina Domingos e Telma Canavilhas apresentam-nos duas alternativas de guiões para serem trabalhados após o visionamento do filme "O dia depois de amanhã". O primeiro guião que aqui se apresenta é de exploração do filme e o outro é para realização de um trabalho de grupo.



E para a realização do trabalho de grupo foi feito o seguinte guião:

Espero que todos consigam aproveitar este "precioso" material. Um bom trabalho!

Mascote do Ano Polar

No Colégio de D. Maria Pia - Lisboa, 4 alunos desenharam as propostas da mascote do Ano Polar. Fizeram posters com as imagens e afixaram-nos pela escola para "descobrir" qual das imagens preferida. Esta votação irá marcar o início de uma nova "campanha" de sensibilização neste Colégio - preparação da Semana Polar, que terá uma equipa de 16 pessoas que inclui professores, a mestre de confecção e costura, o mestre de electricidade…. Etc. (podem ver mais em http://latitude60.blogspot.com/2007/07/pergunta-um-cientista-polar-professora.html)

Mas por agora espreitemos como é que foi feita esta campanha e, de entre as várias possibilidades, qual é que ficou como mascote oficial.


E a vencedora foi não uma mas duas....

Faz o teu iglú! Alerta para o aquecimento global!

O desafio foi lançado em Outubro de 2006 pela provessora Telma Canavilhas do Colégio D.Maria Pia, Lisboa.



Em Novembro a professora Filipa Silva da Escola E.B. 1 de Brancanes, Olhão - Faro resolveu por os seus alunos a construirem um iglu com castanhas (uma vez que se estava na época de S. Martinho).

Depois de construído passou-se à fase do despertar da curuisidade para a funcionalidade do iglú. Os alunos corresponderam na perfeição com desenhos e textos. Ora espreitem!!!

OS DESENHOS (3):





E OS 3 TEXTOS alusivos ao tema:

"O que aprendi com o Projecto Latitude 60!"

"Eu aprendi que os Esquimós comem ursos, baleias, focas, lobos, caribus.
E aprendi que há iglus que nos iglus lá dento não é frio.
E aprendi que nos pólos há cães brancos porque eles têm de se esconder na neve e que havia os elefantes, mamutes.
E aprendi também que se a neve derreter o mar sobe e tapa o Algarve .
E aprendi também que estamos a fazer o projecto Latitude 60."

Beatriz, 3.º ano


"As pessoas não devem andar de carro porque estão a poluir. E derrete o gelo e depois as marés enchem e ficamos sem o planeta terra. As casas dos Esquimós derretem e os Esquimós perdem as casas. E eles precisam das casas para eles viverem se não eles ficam com frio. E eles alimentam-se de peixes, focas e eles não são iguais a nós. Eles tiram as peles dos animais para fazerem os casacos e eles põem as peles para dentro para aquecer.
Da turma B da sala 1 e nos estamos a fazer um projecto que se chama latitude 60."

Mariana, 3.º ano


"Desde que o mês começou eu aprendi lições sobre os pólos.
Aprendi como se fazem as casas. Os esquimós fazem paralelipípedos em gelo que encaixam uma nas outras e formam um iglu Os animais lá nos pólos são gordos e peludos para se protegerem do frio.
Os esquimós alimentam-se com animais por exemplo peixes, ursos, baleias, focas e pinguins e os esquimó vestem-se com casacos de pele ao contrario.
Os iglus têm lareira, fogão e camas e foi o que aprendi."

José, 4.º ano