27.2.08

Videoconferência Internacional
"Our Changing Planet: Past and Present"


Terá lugar no próximo dia 13 de Março, pelas 13h, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a videoconferência internacional "Our Changing Planet: Past and Present"
O projecto IGLO - International Action on Global Warming, coordenado pelo ASTC - Association of Science-Technology Centers, está a organizar uma série de videoconferências internacionais durante o Ano Polar Internacional. O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, que é membro desta associação, participa nesta videoconferência.

Gonçalo Vieira, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e membro do Comité Português para o Ano Polar Internacional, juntamente com alunos participantes no projecto Latitude60!, inclusivamente os que foram na espedição educativa à Antárctida, vão estar à conversa com investigadores e jovens que se encontram em Centros de Ciência e Tecnologia de outros países, assim como partilhar as suas experiências com o público presente.


Podem sempre enviar questões para http://www.cienciaviva.pt/rede/enviaremail.asp?id_endereco=41, as quais serão respondidas no dia do evento.




Participem e divulguem esta iniciativa

20.2.08

Brancanitos na Exposição NULLIUS

No dia 19 de Fevereiro, os 27 alunos das escolas EB1 de Brancanes e de Quelfes, Olhão as professoras Filipa Silva e Natalina e a aulixiar D.Florência, cheios de vontade e genica, vieram de comboio a Faro, de propósito para visitar a Exposição NULLIUS - Paisagem Antárctica que está a ser dinamizada no Solar do Capitão Mor, ao lado do Teatro Municipal de Faro http://latitude60.blogspot.com/2008/01/exposio-nullius-paisagem-antrctica.html.

Iniciaram a visita com uma breve introdução sobre a Exposição NULLIUS dada pela Catarina Aires, monitora da exposição em Faro.

Depois, foram feitos vários grupos para poderem visitar a exposição sem "atropelos".


No módulo 1, as crianças puderam visualizar pinturas da paisagem Antárctica feitas pelo artista Paul Rodhouse, diversas outras obras feitos por crianças e pessoas com necessidades especiais, ..., e fotografias tiradas pelos cientistas polares portugueses. Ouve ainda oportunidade para visualizar a fabulosa selecção de imagens que estava a passar em slideshow.
No módulo 2, tiveram oportunidade para experimentar 3 jogos diferentes.


Começaram pelo jogo das sombras. Relaccionaram as dimensões das figuras projectadas no quadro (pinguins, focas, cientistas, icebergs, ...) medindo as suas dimensões. Utilizaram ainda as mãos para criar outras figuras como por exemplo, cruzando os polegares formaram a sobra de um pássaro.

No jogo do infindável e inquetude, os alunos entraram numa "nini-Antárctica" e, assumindo o papel de cientistas, exploradores, turistas eco-responsáveis e delegados portugueses, pegaram nas bengalas-marcadores e desenharam e escreveram as funções e tarefas de cada uma destas personagens desempenha.

No jogo 3 a imaginação estava ao rubro. Munidos de peças magnéticas, giz e apagador, construíram uma nova Antárctica, com seres adaptados a condições ambientais diferentes da actuais...

No final aproveitaram a ideia do jogo 3 para fazerem um painel relacionado com as regiões polares. Pegaram em materiais brancos para fazer o gelo e em círculos de papel desenharam os animais do Pólo Sul e do Pólo Norte, os esquimós e os cientistas. Depois foi só colocar no sítio certo.


Mas a professora Filipa aproveitou para retirar algumas ideias durante a inauguração, dia 1 de Fevereiro 2008. A partir dos bolinhos típicos do algarve em forma de pinguim, foca e albatroz, os alunos criaram também figuras de animais polares em plasticina - uns verdadeiros artistas!!!


O o enriquecimento do projecto LATITUDE60! deve-se sem dúvida ao gande dinamismo e criatividade de todos os seus parceiros.

Um grande abraço a todas as escolas e professores.

19.2.08

"Ha vida nos Pólos" em Pinhal Novo


No dia 14 de Janeiro de 2008, a exposição "Há vida nos pólos" dinamizou a Escola Escola Básica 2,3 do Poceirão, concelho de Palmela.

A presente exposição é da autoria da Escola Secundária do Pinhal Novo sendo que o prof. de ciências Pedro Oliveira, é quem orienta a sua dinamização pelos varios locais do Concelho de Palmela.
A professora Madalena enviou-nos algumas fotos do evento no dia 14.






Dia dos Namorados em Brancanes


Foi assim, disse-nos a professora Filipa:


"Os ursos polares enviaram uma cesta cheia de gelo fresquinho, do pólo norte para os pinguins do pólo sul. Pelo caminho o gelo derreteu, devido ao calor. Mas chegaram as mensagens de amizade e carinho"



Não se perde tempo

E a escola EB1 de Brancanes, com a sua dinâmica professora Filipa Silva, não perde tempo. Aproveitando o embalo do Carnaval do Ano Polar, agora foi a vez de fazer uns novos enfeites para as janelas - "Janelas Polares de Brancanes - 2008".


Em Grande !!!

Carnaval em Brancanes


Apesar de todas as dificuldades em gerir uma turma com dois grupos muito distintos (1º e 4º anos) e ainda por cima com integração de alunos com algumas dificuldades iniciais, a professora Filipa Silva não desistiu de incentivar a sua colega da escola de Quelfes e os seus meninos, a realizarem um desfile de Carnaval onde não poderiam faltar os já tão famosos pinguins e cientistas Polares.







Que rica forma esta que os professores arranjaram neste Carnaval para participar no Ano Polar Internacional. Fatos a rigor e máscaras de pinguins e esquimós






A professora Filipa e nós lançamos aqui o desafio a todas as escolas para não terem medo de mostrar os seus trabalhos.

17.2.08

Carnaval de Esposende


O Desfile de Carnaval de Esposende ficou deveras enriquecido com a presença de pinguins, ursos polares e esquimós que conseguiram participar com a especial ajuda do Jardim de Infância de Esposende e do J.I. de Igreja, Marinhas.


A professora Anabela Almeida conta-nos que o tempo foi um grande aliado pois só choveu mesmo no final.

Que grandes momentos de diversão, não vos parece!!!

E a mensagem p'ro Carnaval
Além de não parecer nada mal
Ainda faz educação ambiental!
Viva o Ano Polar Internacional

6.2.08

Viagem à Antárctida - SESSÃO PÚBLICA

Já no próximo dia 7 de Fevereiro, a partir das 15h30, no Pavilhão do Conhecimento, fique a conhecer ainda melhor todos os momentos da viagem dos 7 estudantes à Antarctida.

Haverá ainda oportunidade para ouvir relatos directos da Antárctida, pela voz dos nossos cientistas José Xavier, Vanessa Batista, Alexandre Trindade e Raquel Melo.

Vejam mais em http://www.pavconhecimento.pt/destaques/index.asp?accao=shownot&id_noticia=279 e em http://aumpassodalatitude60.blogspot.com/2008/02/depois-de-passar-latitude-60.html

Participem. Serão momentos FANTÁRTICOS.