Obrigada professora Ana Cristina por partilhar estes momentos com todos nós.
veja mais detalhes em http://latitude60.blogspot.com/2007/11/resultados-do-festival-internacional-de.html
Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional. Um projecto do Comité Português para o Ano Polar Internacional 2007-08, coordenado por Adelino Canário, Gonçalo Vieira, José Xavier e Clara Rocha Santos. Contribua para este blog enviando os textos e fotografias para asalomem@gmail.com
Obrigada professora Ana Cristina por partilhar estes momentos com todos nós.
veja mais detalhes em http://latitude60.blogspot.com/2007/11/resultados-do-festival-internacional-de.html
Esta iniciativa contou com a participação das seguintes escolas
http://www.ipy.org/index.php?/ipy/detail/ice_sheet_day_launch_a_virtual_balloon/
EB 2, 3 de Nogueira
Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso - “Os alunos da ESPL lutam contra a inércia e defendemas zonas geladas e o futuro do planeta”
Escola Francisco Torrinha
Escola Secundária Rodrigues de Freitas
J.I./E.B.1 de Ventosa
Escola EB 2,3 Grão Vasc, Viseu
Escola E.B.2.3 e Secundária de Alvaiázere
EB 2, 3 de Alcanede - "mais uma escola a apoiar o Projecto Latitude 60!"
ECB (Externato CooPerativo da Benedita)
Escola Superior de Educação de Santarém
EB1 nº1 do Cartaxo - “Um balão em defesa dos Pólos da Nossa Terra”
EBI de São Bruno - Caxias
Escola Secundária António Inácio da Cruz - "Na Antárctida estará a Andreia Raposo de Grândola"
Escola EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho - "Estamos aqui pelos Pólos e pela preservação da Natureza!"
Escola E.B. 2,3 de Vila Nova de Cacela-Lº60 - "Olhar vivo sobre as regiões polares"
Escola E.B.1 de Brancanes, Olhão - "Os Brancanitos associam-se a todos os povos do mundo no combate ao aquecimento global"
Escola EB 2,3 Dr José Neves Júnior, Faro - "Juntos pelo Dia Internacional das Calotes Polares"
Escola Básica 2.º e 3.º ciclos da Torre, Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira, Portugal
Parabéns a todos....
Quem disse que éramos pequenos, quem disse????!!!!
Nesta entrevista foram abordados temas relacionados com o Ano Polar Internacional e com o projecto educativo português - Latitude60!, bem como com as campanhas a realizar pelos cientistas polares e pelos alunos que participarão na viagem Students on Ice.
Convidamos todos os participantes no LATITUDE60! a ouvir o programa, nas rádios regionais e locais, na semana de 17 a 23 de Dezembro. Para saber qual a emissora e o horário em que será transmitido, solicitamos que consulte os seguintes endereços http://projectos.ese.ips.pt/moodle/mod/forum/discuss.php?d=3250 ou http://permafrost.weebly.com/.
Não percam!!!
Olhem ali duas raias!
Também tivemos a visita do tubarão zebra. Apesar do seu aspecto pintalgado este tubarão quando nasce é às riscas, tal qual uma zebra. Mas com o crescimento a sua pela transforma-se em pintas perdendo as riscas.
Antes de terminarmos a visita o Luís ainda teve tempo de nos mostrar um aquário pequenino onde vivem os corais do Oceanário. Sabiam que os corais são animais? É verdade! Apesar de parecerem rochas os corais são animais muito valiosos e sensíveis e que se encontram em perigo de extinção. Assim, nunca os devemos apanhar na praia, nem comprá-los uma vez que é crime.
Fotografia de um exemplar de um coral mesa. Tem este nome por ser tabular e por isso com a forma de um tampo de mesa.
Depois de visitarmos o Oceano Glaciar Antárctico e os nossos grandes amigos pinguins e andorinhas do mar, chegou a altura de visitarmos o Oceano Índico.
Junto ao oceano Índico, que se encontra a uma temperatura de cerca de 25ºC, existe uma floresta. E porque no Oceanário não existem só peixes, nesta floresta tivemos que entrar com “pezinhos de lã” e sem fazer barulho para que os pássaros não fugissem. O nosso objectivo? Contar o maior número de pássaros possível! Quantos teremos encontrado?
E como o Oceanário é muito grande e os nossos amigos peixes são muitos e fazem muitos cocós e xixis é necessário que, todos os dias, entrem mergulhadores dentro de água com um aspirador especial (tubo azul) para limpar a casinha dos nossos amigos.
Como os outros grupos que anteriormente visitaram o Oceanário também nós nos sentamos junto ao tanque central para observar os peixes.
E adivinhem lá quem nos veio visitar?O peixe-batata. As suas manchas aparecem e desaparecem conforme está contente ou chateado. Quanto mais escuras estão as manchas mais chateado ele está! O que terá acontecido a este nosso amigo?
O tubarão touro também nos veio visitar. E para finalizar ainda tivemos tempo de ver mais alguns peixes de água quente.
Para terminar a nossa Educadora Marinha apresentou-nos o VASCO, a mascote do Oceanário. Ele é muito giro e amigo dos oceanos e alguém sabe o que significa o seu nome?
Vamos Ajudar a Salvar e Conservar os Oceanos - VASCO
As visitas iniciaram-se com os grupos dos Jardins-de-infância do Vimeiro e de Bufarda que tiveram o prazer de ser guiados pelo nosso novo amigo, educador marinho, Luís.
Para que todos os nossos amigos do Latitude60! possam ter uma ideia do quanto nos divertimos e do quanto aprendemos aqui deixamos algumas fotos e um bocadinho do que temos aprendido.
Logo à chegada o Luís apresentou-nos o nosso primeiro novo amiguinho, e o seu preferido no Oceanário. Chama-se Peixe-lua. Já viram o tamanho que tem? Este e outros peixes que vêm na fotografia encontram-se no aquário central que tem o nome de aquário Global pois contêm peixes de todos os oceanos do globo terrestre.
Estão a ver os nossos amigos pinguins na água? De seguida foi o momento de irmos conhecer os residentes Eusébio e Amália. Sabem quem são?
O Eusébio e a Amália são as lontras que vivem no Oceanário. Já tiveram 5 filhotes, infelizmente 2 morreram, mas os outros 3 foram enviados para outros Oceanários do mundo para que outros meninos pudessem também ver como as lontras são tão bonitas e brincalhonas.
Por fim, e como já estávamos um bocadinho cansados, acabámos por nos sentar junto ao aquário global e apreciar, em silêncio para não assustar os peixinhos, os nossos novos amigos peixes.
Estamos esperançosos que vai mesmo resultar! :)
A professora Margarida Mota descreve-nos de seguida todos os pormenores deste evento.
"As Escolas Secundárias de Palmela e Pinhal Novo, bem como a Câmara Municipal de Palmela, têm estado empenhadas no projecto Latitude60! num esforço conjunto desde o início.
Neste novo ano lectivo o empenho continua. Desta feita, e no âmbito da recepção à comunidade escolar, têm decorrido diversas actividades no Concelho, ligadas ao API (ciclo de cinema, exposições, etc).
No dia 18 de putubro inaugurou-se, na biblioteca Municipal em Palmela, a exposição 'HÁ VIDA NOS PÓLOS' (com contributos de ambas as escolas e da CMPalmela). Quem esteve presente nesta cerimónia de abertura teve ainda o privilégio de assistir à palestra do professor Gonçalo Vieira, a algumas palavras proferidas pelos nossos alunos (de ambas as escolas) que foram premiados no concurso "À descoberta das regiões polares" e ainda ao trabalho de vários alunos da ESPinhal Novo (nomeadamente alunos de secundário que demonstraram algumas experiências sobre energias renováveis, alunos de cursos CEF que serviram um buffet volante e outros que fizeram a visita guiada à exposição).
Um grande agradedecimento ao Dr. Gonçalo Vieira pela sua presença, muitos parabéns a todos os envolvidos neste projecto (Lat60!) e nesta iniciativa no Concelho de Palmela.
Ficam algumas fotos do evento e o convite a quem puder visitar Palmela, a dar um pulinho à Biblioteca até ao dia 10 de Novembro, para ver a exposição."