28.8.07

Actividades Experimentais "Mãos no Gelo"


No dia 28 de Fevereiro a turma 8ºC juntamente com três turmas do 9º ano da escola E.B. 2,3 do Bairro Padre Cruz - Lisboa foi ao Pavilhão do Conhecimento visitar a exposição "Mãos no Gelo" organizada pelo A.P.I. Os alunos que foram adoraram e "copiaram" todas as experiências para as poderem reproduzir na escola para os alunos que não tiveram a oportunidade de se deslocar ao Parque das Nações. Para todos os interessados, e dentro da semana da Ciência que se iniciou nesta escola no dia 17/Abril/2007, aqui ficam os protocolos experimentais reconstruídos a partir da memória com que todos em conjunto ficaram durante essa visita. Agora não têm desculpas para não experimentar e responder às perguntas colocadas.


Material necessário:
Tinas grandes (2) ; Tina pequena (1) ; Água ; Gelo

Actividade experimental:
1 - Colocar água nas duas tinas grandes, até meio;
2 – Numa delas introduz a tina pequena virada para baixo;
3 – Na tina grande só com água, coloca 5 cubos de gelo (representam o gelo no Árctico), marca com uma caneta o limite da linha de água;
4 – Na outra tina grande coloca também 5 cubos de gelo, em cima da tina pequena (Representa o gelo na Antárctida, com o solo que existe por baixo desse gelo), marca com uma caneta o limite da linha de água;
5 - Observa o limite da linha de água à medida que o gelo vais descongelando.

Actividade de discussão:
1 – Em qual das tinas a linha de água subiu acima do registado no início?
2 – O que podemos concluir quanto ao perigo de subida do nível médio da água do mar? É mais perigoso que derreta o gelo do Árctico ou da Antárctida?




Material necessário:
Garrafas com areia (2) ; Fio de nylon ; Suportes universais (2) ; Tabuleiro ; Bloco de gelo (grande)

Actividade experimental:
1 – Coloca um bloco de gelo grande, com a forma de rectângulo, entre dois suportes universais;
2 – Pendura sobre esse bloco, um fio de nylon, suportando de cada lado uma garrafa com areia (para fazer peso);
3 – Observa o que vais acontecendo ao gelo e ao fio de nylon.

Actividade de discussão:
1 – O que aconteceu ao gelo devido à presença do fio? E o fio, como ficou?
2 –Porque terão os patins dos patinadores, um “fio” por baixo? E o gelo vai-se gastando ou a água que ficou depois do passar do fio dos patins, volta a ser gelo?



Material necessário:
Papel de alumínio ; Tina grande com água gelada

Actividade experimental:
1 – Coloca uma tina com água gelada em cima de uma mesa;
2 – Envolve dois dedos em papel de alumínio: um apenas com uma camada e o outro com 4 camadas de papel de alumínio;
3 – Introduz os dois dedos revestidos dentro de água;

Actividade de discussão:
1 – Qual dos dois dedos ficou mais frio?
2 – Para nos protegermos do frio das regiões geladas (e não só!), devemos então levar uma peça de roupa quente ou várias peças de roupa sobrepostas?


Material necessário:
Candeeiros de mesa (2) ; Cartolina preta ; Latas de alumínio – uma pintada de preto a outra de prateado ; Rolhas de borrachas perfuradas ou tampas de esponja (2) ; Termómetros de vidro (2)

Actividade experimental:
1 – Coloca uma cartolina preta em cima de uma mesa, como está na figura;
2 – Coloca também em cima da mesa, dois candeeiros acesos;
3 – Á frente de cada candeeiro coloca do lado esquerdo a lata preta e do lado direito a lata prateada, cada uma com um termómetro introduzido no topo e vedada a sua entrada com uma rolha de borracha;
4 – Ao fim de 2/3 minutos observa a temperatura de cada uma das latas (no termómetro e mesmo tocando com a mão nas latas).

Actividade de discussão:
1 – Qual das duas latas ficou mais quente?
2 – O que acontecerá à temperatura do nosso planeta se deixar de existir gelo e deixar assim de existir reflexão dos raios solares?

Material necessário:
Farinha , Papel de alumínio ; Tabuleiro ; Bloco de gelo


Actividade experimental:
1 – Coloca sobre uma mesa, um tabuleiro de plástico ou metal, inclinado para a frente;
2 – Forra o tabuleiro por dentro, com papel de alumínio;
3 – Espalha farinha sobre o papel de alumínio;
4 – Coloca na zona superior do tabuleiro, um bloco de gelo e observa o que acontece à medida que este vai descongelando na base.

Actividade de discussão:
1 – O teu glaciar vai derretendo na base. O que lhe acontece em termos de deslocação?
2 – A farinha representa o solo existente por baixo dos glaciares. O que acontece ao solo quando os glaciares começam a derreter e a deslocar-se?


Material necessário:
Areia , Frascos pequenos de plástico, com tampa ; Tina com água (meia)

Actividade experimental:
1 – Enche a tina até meio com água;
2 – Enche os dos frasco com areia e tapa-o;
3 – Fecha o outro frasco vazio;
4 – Lança os dois frascos na água e observa o que acontece.

Actividade de discussão:
1 – Qual dos dois frascos flutuou?
2 – Sabendo que os pinguins são aves que conseguem flutuar, como serão os seus ossos por dentro?

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