20.2.08

Brancanitos na Exposição NULLIUS

No dia 19 de Fevereiro, os 27 alunos das escolas EB1 de Brancanes e de Quelfes, Olhão as professoras Filipa Silva e Natalina e a aulixiar D.Florência, cheios de vontade e genica, vieram de comboio a Faro, de propósito para visitar a Exposição NULLIUS - Paisagem Antárctica que está a ser dinamizada no Solar do Capitão Mor, ao lado do Teatro Municipal de Faro http://latitude60.blogspot.com/2008/01/exposio-nullius-paisagem-antrctica.html.

Iniciaram a visita com uma breve introdução sobre a Exposição NULLIUS dada pela Catarina Aires, monitora da exposição em Faro.

Depois, foram feitos vários grupos para poderem visitar a exposição sem "atropelos".


No módulo 1, as crianças puderam visualizar pinturas da paisagem Antárctica feitas pelo artista Paul Rodhouse, diversas outras obras feitos por crianças e pessoas com necessidades especiais, ..., e fotografias tiradas pelos cientistas polares portugueses. Ouve ainda oportunidade para visualizar a fabulosa selecção de imagens que estava a passar em slideshow.
No módulo 2, tiveram oportunidade para experimentar 3 jogos diferentes.


Começaram pelo jogo das sombras. Relaccionaram as dimensões das figuras projectadas no quadro (pinguins, focas, cientistas, icebergs, ...) medindo as suas dimensões. Utilizaram ainda as mãos para criar outras figuras como por exemplo, cruzando os polegares formaram a sobra de um pássaro.

No jogo do infindável e inquetude, os alunos entraram numa "nini-Antárctica" e, assumindo o papel de cientistas, exploradores, turistas eco-responsáveis e delegados portugueses, pegaram nas bengalas-marcadores e desenharam e escreveram as funções e tarefas de cada uma destas personagens desempenha.

No jogo 3 a imaginação estava ao rubro. Munidos de peças magnéticas, giz e apagador, construíram uma nova Antárctica, com seres adaptados a condições ambientais diferentes da actuais...

No final aproveitaram a ideia do jogo 3 para fazerem um painel relacionado com as regiões polares. Pegaram em materiais brancos para fazer o gelo e em círculos de papel desenharam os animais do Pólo Sul e do Pólo Norte, os esquimós e os cientistas. Depois foi só colocar no sítio certo.


Mas a professora Filipa aproveitou para retirar algumas ideias durante a inauguração, dia 1 de Fevereiro 2008. A partir dos bolinhos típicos do algarve em forma de pinguim, foca e albatroz, os alunos criaram também figuras de animais polares em plasticina - uns verdadeiros artistas!!!


O o enriquecimento do projecto LATITUDE60! deve-se sem dúvida ao gande dinamismo e criatividade de todos os seus parceiros.

Um grande abraço a todas as escolas e professores.

Sem comentários: