5.10.06

Cercizimbra

Somos o Jardim de Infância da UIAI- Unidade Integrada de Atendimento à Infância, situada na Quinta do Texugo, Sampaio – Sesimbra. Esta instituição tem cerca de 80 crianças, distribuídas por 5 salas. Três de creche e duas de pré-escolar.

As salas que participam no projecto LATITUDE60! para a comemoração do Ano Polar Internacional, são as salas Vermelha e Amarela. A primeira é constituída por 18 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. A segunda é constituída por 18 crianças com idades entre os 3 e os 4 anos. Ambas têm crianças integradas com necessidades educativas especiais.

Aderimos ao projecto LATITUDE60! porque achamos importante que as crianças em idade pré-escolar sejam sensibilizadas para novas temáticas.

No âmbito da Educação e consciência Ecológica, já iniciámos o projecto começando a desenvolver o tema “Outono no Árctico”, tendo sido realizadas as seguintes actividades:
- Observação de imagens do Outono no Árctico e comparação com o Outono em Portugal. Foram vistas – tonalidades, diferenças e semelhanças;
- Registo através da expressão plástica – desenho, pintura, os conteúdos abordados;
- Registo individual das opiniões que as crianças manifestaram perante o tema abordado, a predominância da cor vermelha e da existência de icebergs.
Há ainda a referir que a maioria das crianças do grupo não vivenciaram ainda situações onde surja o elemento gelo, pelo que manifestaram admiração e curiosidade. Prespectivamos em trabalho futuro, desenvolver actividades relacionadas com este tema – gelo, facultando às crianças experiências sobre a condensação, congelação, etc.

Fátima Capítulo, Cercizimbra (enviado a 5 de Outubro de 2006)

Sem comentários: