2.8.07

Preocupações Ambientais?! Porque?!

É cada vez mais frequente assistirmos a episódios de grandes secas, inundações, tempestades fora de época, grandes incêndios, surgimento de novas pragas e doenças,... que, como já estamos “carecas” de ouvir, são maioritariamente resultantes de um processo de alterações climáticas e aquecimento global. Por sua vez, estes processos são derivados do aumento para níveis elevados dos gases causadores do efeito de estufa, resultantes, na sua maioria, do uso abusivo de energias ditas poluentes.

A verdade é que em quase todas as actividades o homem, hoje em dia, consome grandes quantidades de energia. Estas satisfações energéticas são fundamentalmente feitas a partir da transformação de combustíveis fósseis não renováveis/esgotáveis (carvão, petróleo, gás natural) noutras formas de energia (eléctrica, mecânica). Destes processos resultam inevitavelmente sub-produtos altamente tóxico e poluentes.

Independentemente da forma como se considera que estes processos de alterações climáticas e aquecimento global se desenvolvem, gradual ou aceleradamente, não ha dúvidas de que o aumento das temperaturas é real e generalizado. Por isso, temos que nos mentalizar de que há uma necessidade cada vez mais urgente em garantir uma maior sustentabilidade ambiental tendo em vista a diminuição destes e doutros riscos para o planeta e as para as gerações vindouras.

Desde sempre que o homem utiliza formas de energia que não causam estes problemas (ex. energia eólica ou da água para fazer mover as mós dos moinhos, ....). Com a tecnologia e os conhecimentos de que dispomos actualmente, podemos e devemos aproveitar de forma consciente estes e outros recursos energéticos ditos alternativos (sol, marés, vegetais, ...) com muito maior eficiência.

Pegando no velho ditado que diz que "de pequenino se torce o pepino" a escola EB1 de Brancanes – Olhão, resolveu participar no concurso Padre Himalya, do Ciência Viva, pondo os seus alunos a trabalhar com energias renováveis.
Um relógio de sol e uma aldeia solar surgiram como por encanto. Esperamos que iniciativas como esta se estendam cada vez mais por toda a parte e assumam uma dimensão fulcral nas sociedades de hoje.



veja mais em http://www.eb1-brancanes.rcts.pt/

Numa abordagem dentro das questões ambientais uma questão pertinente intriga a Prof Filipa que é "... com tantas preocupações que há com o ambiente admira-me que o papel reciclado seja mais caro que o papel dito normal. Admira-me também que não haja à venda em qualquer papelaria..."

Nós não contabilizamos, e muitas vezes é mesmo impossível de o fazer, mas todos somos responsáveis por um grande e constante gasto e desperdício de recursos. Se temos alternativas? Todos nós sabemos que sim. Mas muitas vezes os entraves a essas alternativas orientam-nos na direcção oposta e, no final, acabamos por nos acomodar.

Reduzir, Recuperar, Reutilizar, Reciclar são factores chave com os quais todas as sociedades se devem preocupar de forma consciente, de maneira a criar condições para que a sustentabilidade ambiental possa estar assegurada.

E lembrem-se que " O homem o único animal do planeta que causa poluição e danos ao meio ambiente"

Fontes: www.naturlink.pt; http://europa.eu/scadplus/leg/pt/s15012.htm#ENERGY

Sem comentários: