Projecto latitude 60! no Jardim de Infancia de Campo S. Salvador - Vila do Conde
A professora Umbelia Santos contanos algumas actividades levadas a cabo pelos alunos desta escola.
"Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2006 conversou-se muito na sala de actividades com os pequenos alunos sobre os pólos, os animais, poluição e suas consequências.
Os alunos depois de concluírem a maqueta do pólo norte verificaram que a neve (massa) estalava com o calor; as crianças fizeram a associação de que o sol (calor) fez estalar e derreter o gelo porque simbolicamente a massa que trabalharam era para eles “gelo” (de salientar que a maqueta ficou em frente a uma janela onde batia o sol).
Os alunos depois de concluírem a maqueta do pólo norte verificaram que a neve (massa) estalava com o calor; as crianças fizeram a associação de que o sol (calor) fez estalar e derreter o gelo porque simbolicamente a massa que trabalharam era para eles “gelo” (de salientar que a maqueta ficou em frente a uma janela onde batia o sol).
Os comentários fizeram-me sorrir:
- Inês (4 anos): olha para isto se o nosso cientista visse isto …tudo a desfazer-se.
- Marco (5 anos, num dia de chuva com o nariz espetado no vidro da sala): ai. Ai. É agora que tudo se afoga, com o degelo e esta chuva toda….
- Eduarda (5 anos): o meu irmão que anda na escola dos grandes ralhou comigo porque lhe disse que só havia pinguins no pólo sul e no pólo norte havia ursos e outros animais… chamou-me burra e diz que os pinguins também existem no pólo norte; burro è ele….
Ainda a Eduarda acerca de existirem meninos do outro lado do planeta, atirou-se para o chão a espernear, para explicar que as outras crianças caíam de cabeça para o “céu” porque estavam ao contrario..! Esta foi difícil de explicar, tentei explicar com a experiência da queda de objectos e íman, mas se houver outra maneira de explicar este problema a crianças de 4/5 anos façam favor de me ensinar porque fiquei com a sensação que a criança não ficou “convencida”.
Com a chegada do Natal lembrei-me de testar o grupo e perguntei-lhes:
- Quanto tempo leva o pai natal a distribuir as prendas?
As respostas foram muito diversas quanto ao tempo até porque a noção do decorrer do tempo para este grupo etário é difícil de entender.
Respostas: 2 horas, 6 horas…. mas uma das alunas mais velhinhas respondeu com alguma lógica….
Respostas: 2 horas, 6 horas…. mas uma das alunas mais velhinhas respondeu com alguma lógica….
- A Eduarda: o Pai Natal demora 1 dia todo a dar as prendas a todos os meninos, porque são muitos e de um lado esta de noite e no outro esta de dia, o Planeta roda e de um lado está de dia fica de noite e o que estava de noite fica de dia, então dá tempo para distribuir as outras prendas!!!!!!!!!!!!!!!!!
(Eu entendi, será que outros entendem? De salientar que o globo, anda pelo chão da sala de actividades e este grupo de alunos manuseia-o e ao longo do dia de trabalho vai fazendo perguntas.)
Nestes meses ia planeando algumas actividades para este projecto e cruzava-o com o projecto de sala mas senti que o grupo ia muito além destas actividades e resolvi fazer uma planificação própria que vai de encontro a problemáticas muito do nosso tempo com o objectivo de ensinar não só as crianças como a própria comunidade em que vivem."
Colocação de massa (neve) na maqueta
A Adriana pinta o mar que rodeia o pól0
- e os Esquimós saem para caçar -
REGISTOS
Sem comentários:
Enviar um comentário