20.8.07

Exposição "Regiões Polares" em São Bruno



"No final de Janeiro a Escola Básica 2,3 de São Bruno - Caxias teve o prazer de poder deliciar-se com a exposição "Regiões Polares" cedida pela Associação de Professores de Geografia."
Segue uma reportagem e respectivas imagens levada a cabo no dia 26 de Janeiro por dois "repórters" alunos desta escola. Entrevistaram professores, alunos e auxiliares de educação e fizeram várias perguntas sobre a exposição ‘’As regiões polares’’.

Entrevista às professoras Ana Barata, Isabel Ribeiro e Rosa Peres pelo repórter João Fernandes:

- João: Quais os obejectivos desta exposição?
- Professoras: Esta exposição tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para o papel das regiões polares no equilíbrio ambiental do planeta. É o início de um projecto mais abrangente, que inclui diversas actividades, com o intuito de ajudar a aprofundar o conhecimento sobre estes espaços gelados.
Porque estamos no Ano Polar Internacional, quisemos associar-nos ao projecto Latitude 60. Pretendemos assim, contrariar a ideia frequente de que as regiões polares estão adormecidas e vazias, sem vida. Para além disso mesmo estando longe, estão inevitavelmente ligadas a nós, no grande ecossistema terrestre que é urgente preservar.

- João: Pensa que os objectivos foram atingidos?
- Professoras: O projecto começou agora a dar os primeiros passos, por isso, ainda é difícil fazer uma avaliação concreta. No entanto, verificamos que despertámos as atenções e criámos expectativas sobre o que vem a seguir. É um bom começo!

- João: Na sua opinião, qual o impacte deste tipo de actividades na imagem da nossa escola?
- Professoras: A escola é um lugar dinâmico onde devem acontecer actividades para ajudar a crescer. O envolvimento dos alunos, nesses momentos, vai contribuindo para sentirem a escola mais sua, valendo a pena estar lá.

Uma escola com alunos empenhados é, por isso, sempre uma imagem bonita!



Entrevista à auxiliar de educação Guilhermina pelo repórter Francisco Martins:

- Francisco: O que achou da exposição?
- Dª Guilhermina: Interessante

- Francisco: Aprendeu alguma coisa com a exposição?
- Dª Guilhermina: Que o planeta está a mudar, o gelo está a derreter, o que é preocupante para Portugal que será um dos países mais afectados.

- Francisco: Sabia que existem cientistas portugueses a investigar as zonas polares?
- Dª Guilhermina: Não sabia

- Francisco: Gostaria de fazer perguntas a esses cientistas?
- Dª Guilhermina: Claro que sim


Entrevista às alunas do 9º ano Renata Sousa e Diana Antunes pelo repórter Francisco Martins:



- Francisco: O que acharam da exposição?
- Renata e Diana: A exposição está muito interessante. Mostra-nos como estão as regiões polares e alerta-nos para o que poderá acontecer com o aquecimento global: as espécies ameçadas, o nivel médio das águas...
É importantíssimo que as escolas promovam este tipo de projectos.

- Francisco: O que aprenderam com a exposição?
- Renata e Diana: Com a exposição aprendemos diversas coisas. Quais as espécies mais ameaçadas, as cadeias alimentares dos pólos, aspectos interessantes sobre a Antárctida...
É pena os jovens de hoje não se interessarem mais sobre estes assuntos, que afinal nos dizem respeito.

- Francisco: Sabiam que há cientistas portugueses a investigar as zonas polares?
- Renata e Diana: Não fazíamos ideia e achamos muito interessante. Tanto portugueses, como do resto do mundo deviam preocupar-se com estes assuntos.

- Francisco: Gostariam de fazer perguntas a esses cientistas?
- Renata e diana: Obviamente. Achamos que toda a gente gostaria de lhes perguntar como vai ser a Antártida dentro de 50 anos ou se ainda existirão ursos polares quando os nossos netos nascerem.

"Todas as pessoas entrevistadas mostraram bastante interesse no tema e apelaram à realização de mais exposições, pelo que ficamos na expectativa de um maior número de eventos desta natureza.
Este tipo de exposições tem como objectivo sensibilizar as pessoas para os problemas do nosso planeta e desenvolver uma consciência mais ecológica nos cidadãos."

Fotografia de: Francisco Martins e João Fernandes
Texto e edição de: Francisco Martins
8ºB
22 de Fevereiro de 2007


Para este evento foi ainda elaborada uma sequência de pósters com o intuito de ir divulgando e preparando os alunos para a palestra dada polo cientista polar Alexandre Trindade - que segundo a professora Rosa Peres, a palestra foi um sucesso.

Sem comentários: