29.8.07

Concurso Nacional

À Descoberta das Regiões Polares

No dia 29 de Junho de 2007, das 9 às 17h, decorreu no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva em Lisboa, o Concurso Nacional "À Descoberta das Regiões Polares".

Foi um momento de veras grandioso que contou com a participação de 108 escolas, 354 professores, 8863 alunos e 573 trabalhos distribuídos pelas seguintes modalidades (6): Escritor Polar ; Ensaio Científico ; Website ; Audiovisual ; Artes Plásticas ; Iglú.

Os fantásticos e inúmeros prémios deste concurso que podem ser vistos com maior detalhe em http://concursolatitude60.wetpaint.com/?t=anon, consistiram em:

.materiais didácticos (livros),

visitas guiadas e visitas aos seus bastidores do Oceanário e dormindo com tubarões,

crime no museu e noites no museu do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva,

viagem 1000 ao mar,

estágios de campo na Serra da Estrela e

viagens à Antárctida.

A todos o nosso muito obrigada por terem participado, divertido e aprendido connosco.

Contamos muito em breve ter mais notícias para vos dar. Vão estando atentos...!!!

Ainda Latitude60! na Escola da Sé - Lamego

Aquando da visita do cientista polar Alexandre Trindade à Escola da Sé no dia 5/Março foi organizada uma exposição com alguns trabalhos realizados até então.


Em final de ano lectivo a professora Nadir Lopes contanos ter-se organizado para as turmas do 9º ano uma exposição de trabalhos escritos e apresentações em Powerpoint no átrio da Escola. Foram realizados pelos alunos do 9º A, marcadores de livros e latas porta-lápis com imagens alusivas à fauna polar, para que pudesse ficar uma espécie de recordação da participação no Latitude60!.

Em Atelier de Artes Plásticas, alunos do 7º A fizeram pinguins e leões marinhos em barro.

Foram ainda realizadas pela turma do 8ºD sessões de teatro sobre a temática dos pólos tanto para as outras turmas do 7º, 8º e 8º como também para Encarregados de Educação.

(foto da dramatização que os alunos do 8ºD realizaram no dia 6 de Junho para as turmas do 9º Ano.)

Semana polar na EB 2, 3 de Nogueira - Braga e comemoração semana polar em Nogueira - Braga

Nesta escola a Semana Polar realizou-se de 4 a 8 de Junho e teve bastante sucesso entre os alunos e os professores. O clube da ciência realizou, em simultânio às visitas guiadas, experiências que permitiram aos alunos compreender melhor as realidades polares. Tanto alunos como professores trabalharam bastante e empenhadamente para a concretização desta exposição, diz-nos a professora Isabel Lopes.

Também foram visionados os filmes "Uma verdade inconveniente", " Um dia depois de amanhã" e "a idade do gelo II - descongelados".

À entrada da sala da exposição foram postos símbolos do Árctico e da Antárctida (iglu e pinguim).

Semana polar na EB 23 de Montenegro

A persistência parece ser uma das características que não faltam aos elementos desta escola envolvidos neste projecto. Mesmo quase no final do ano lectivo, a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas A e B do oitavo ano em Ciências Físico-Químicas, sempre acabou por sair. E parece ter tido bastante adesão!




Intercâmbio e exposição sobre o Latitude60!
entre as escolas secundárias de Palmela e Pinhal Novo - Palmela

As escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, no âmbito do Latitude60!, têm desenvolvido algumas actividades em conjunto. No período de 11 e 15 de Junho de 2007 esteve patente uma exposição na Escola de Palmela com imagens e trabalhos de ambas as escolas (e ainda desenhos de alunos de infantário e de 1º ciclo do Pinhal Novo).

Poderão ver algumas fotos em:
http://clientes.netvisao.pt/mgalvaod/expo06_07.htm
Actividades na Escola EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho - Almodôvar/Beja

De acordo com a planificação inicial do projecto por parte do Grupo de Biologia e Geologia desta escola, foi desenvolvido e dinamizado pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Apoio à Família e à Comunidade um jogo lúdico intitulado "Os 5 Premiados" e que envolveu turmas de 7ºano. Seguem algumas fotos.




Parece ser bastante interessante mas não sei as regras para vos dizer. Ficamos à espera que a professora Ana Cristina Duarte nos diga quais as regras deste jogo.

28.8.07

Semana do Aambiente e da Criança dos Brancanitos

De 28/Maio a 1/Junho de 2007 decorreu Olhão a Semana do Ambiente e da Criança. A professora Filipa Silva aproveitou a oportunidade para expor os trabalhos que os alunos realizaram ao longo do ano. Como a Filipa diz, "foi uma forma de levar o projecto para a rua".



Já estão recordados de todos estes trabalhos?

Dia mundial do ambiente

Com a proximidade do Dia mundial do ambiente, a professora Filipa Silva da EB1 de Brancanes - Olhão inventou uma letra tendo como base a música "As Pombinhas da Catrina".

"No dia do ambiente
Fomos todos desfilar
Como é fácil começar
Energia poupar

São coisas de importância
Poluição evitar
Não nos vamos esquecer
Água, sol e vento aproveitar

Vamos todos reciclar
Como é fácil aprender
Reduzir, reutilizar
Nunca mais te vais esquecer

No dia do ambiente
Fomos todos desfilar
Como é fácil começar
ao planeta salvar
"
Actividades realizadas pela Escola EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho - Beja

Por altura dos "Dias da Ciência", os grupos de Fisica e Química e Biologia e Geologia desta escola organizaram uma série de actividades envolvidas no projecto Latitude 60!.

Seguem fotografias enviadas pela professora Ana Cristina Duarte:
- panfleto promotor do Ciclo de Cinema.

- Exposição de trabalhos sobre o Campo Magnético (Grupo de Fisica e Química)


- Actividades Experimentais relacionadas com a temática das Regiões Polares (Grupo de Fisica e Química)


- Exposição sobre "Sala dos Pólos"(Grupo de Biologia e Geologia, com a colboração do Grupo de Geografia na pessoa da prof. Salomé Henriques)

Blogomania

Só vendo...!!!

http://ameninadosmeusolhoseoplanetaazul.blogspot.com/
Maio_pinguim

Em Olhão, mais propriamente no lugar de Bias, tal como nos Açores, há a tradição de, no dia 1 de Maio, colocar uns bonecos representativos do quatidiano ou de situações caricatas, à porta de casa. Segundo a tradição deveriam ser colocados nas janelas, varandas ou telhados, mas as tradições vão mudando... e a Escola EB1 de Brancanes, este ano, resolveu participar colocando o seu Maio, não junto à EN125 para concurso, como o tem feito de ha 3 anos para ca pelas mãos da professora Filipa Silva, mas na própria escola. Afinal o que interessa é manter a tradição.

Pode assim ser apreciado pela comunidade escolar que pôde contar com o já tradicional, Maio, podendo também questionar-se "o que os pinguins têm a haver com os maios".
AUANI

O teatro Antígona da Esc. Sec. Miguel Torga - Queluz realizou, para o público em geral, uma peça de teatro -"AUANI", nos dias 11 e 13 de Maio de 2007.

Este foi o folheto de divulgação utilizado.



Aos felizardos que tiveram o prazer de assistir, aguardamos que nos deiam as vossas opiniões.
Actividades Experimentais "Mãos no Gelo"


No dia 28 de Fevereiro a turma 8ºC juntamente com três turmas do 9º ano da escola E.B. 2,3 do Bairro Padre Cruz - Lisboa foi ao Pavilhão do Conhecimento visitar a exposição "Mãos no Gelo" organizada pelo A.P.I. Os alunos que foram adoraram e "copiaram" todas as experiências para as poderem reproduzir na escola para os alunos que não tiveram a oportunidade de se deslocar ao Parque das Nações. Para todos os interessados, e dentro da semana da Ciência que se iniciou nesta escola no dia 17/Abril/2007, aqui ficam os protocolos experimentais reconstruídos a partir da memória com que todos em conjunto ficaram durante essa visita. Agora não têm desculpas para não experimentar e responder às perguntas colocadas.


Material necessário:
Tinas grandes (2) ; Tina pequena (1) ; Água ; Gelo

Actividade experimental:
1 - Colocar água nas duas tinas grandes, até meio;
2 – Numa delas introduz a tina pequena virada para baixo;
3 – Na tina grande só com água, coloca 5 cubos de gelo (representam o gelo no Árctico), marca com uma caneta o limite da linha de água;
4 – Na outra tina grande coloca também 5 cubos de gelo, em cima da tina pequena (Representa o gelo na Antárctida, com o solo que existe por baixo desse gelo), marca com uma caneta o limite da linha de água;
5 - Observa o limite da linha de água à medida que o gelo vais descongelando.

Actividade de discussão:
1 – Em qual das tinas a linha de água subiu acima do registado no início?
2 – O que podemos concluir quanto ao perigo de subida do nível médio da água do mar? É mais perigoso que derreta o gelo do Árctico ou da Antárctida?




Material necessário:
Garrafas com areia (2) ; Fio de nylon ; Suportes universais (2) ; Tabuleiro ; Bloco de gelo (grande)

Actividade experimental:
1 – Coloca um bloco de gelo grande, com a forma de rectângulo, entre dois suportes universais;
2 – Pendura sobre esse bloco, um fio de nylon, suportando de cada lado uma garrafa com areia (para fazer peso);
3 – Observa o que vais acontecendo ao gelo e ao fio de nylon.

Actividade de discussão:
1 – O que aconteceu ao gelo devido à presença do fio? E o fio, como ficou?
2 –Porque terão os patins dos patinadores, um “fio” por baixo? E o gelo vai-se gastando ou a água que ficou depois do passar do fio dos patins, volta a ser gelo?



Material necessário:
Papel de alumínio ; Tina grande com água gelada

Actividade experimental:
1 – Coloca uma tina com água gelada em cima de uma mesa;
2 – Envolve dois dedos em papel de alumínio: um apenas com uma camada e o outro com 4 camadas de papel de alumínio;
3 – Introduz os dois dedos revestidos dentro de água;

Actividade de discussão:
1 – Qual dos dois dedos ficou mais frio?
2 – Para nos protegermos do frio das regiões geladas (e não só!), devemos então levar uma peça de roupa quente ou várias peças de roupa sobrepostas?


Material necessário:
Candeeiros de mesa (2) ; Cartolina preta ; Latas de alumínio – uma pintada de preto a outra de prateado ; Rolhas de borrachas perfuradas ou tampas de esponja (2) ; Termómetros de vidro (2)

Actividade experimental:
1 – Coloca uma cartolina preta em cima de uma mesa, como está na figura;
2 – Coloca também em cima da mesa, dois candeeiros acesos;
3 – Á frente de cada candeeiro coloca do lado esquerdo a lata preta e do lado direito a lata prateada, cada uma com um termómetro introduzido no topo e vedada a sua entrada com uma rolha de borracha;
4 – Ao fim de 2/3 minutos observa a temperatura de cada uma das latas (no termómetro e mesmo tocando com a mão nas latas).

Actividade de discussão:
1 – Qual das duas latas ficou mais quente?
2 – O que acontecerá à temperatura do nosso planeta se deixar de existir gelo e deixar assim de existir reflexão dos raios solares?

Material necessário:
Farinha , Papel de alumínio ; Tabuleiro ; Bloco de gelo


Actividade experimental:
1 – Coloca sobre uma mesa, um tabuleiro de plástico ou metal, inclinado para a frente;
2 – Forra o tabuleiro por dentro, com papel de alumínio;
3 – Espalha farinha sobre o papel de alumínio;
4 – Coloca na zona superior do tabuleiro, um bloco de gelo e observa o que acontece à medida que este vai descongelando na base.

Actividade de discussão:
1 – O teu glaciar vai derretendo na base. O que lhe acontece em termos de deslocação?
2 – A farinha representa o solo existente por baixo dos glaciares. O que acontece ao solo quando os glaciares começam a derreter e a deslocar-se?


Material necessário:
Areia , Frascos pequenos de plástico, com tampa ; Tina com água (meia)

Actividade experimental:
1 – Enche a tina até meio com água;
2 – Enche os dos frasco com areia e tapa-o;
3 – Fecha o outro frasco vazio;
4 – Lança os dois frascos na água e observa o que acontece.

Actividade de discussão:
1 – Qual dos dois frascos flutuou?
2 – Sabendo que os pinguins são aves que conseguem flutuar, como serão os seus ossos por dentro?

Exposição polar da EB 2,3 D. Martinho Vaz Castelo Branco

"Partilhar é a palavra chave deste projecto!" diz-nos a professora Paulina Mouralinho
Esta é a foto geral da exposição polar que dizem ter sido um sucesso.

E + e + Pinguins

No Jardim de Infãncia de Agrafonte - Braga, também a Páscoa não passou ao lado. A professora Maria Manuel Monteiro abriu-nos um pouco da cortina para espreitarmos os trabalhos.


História Pinguim da Pascoa

A professora Maria Manuel Monteiro disse-nos que este ano, no Jardim de Infância Agrafonte - Braga, foi o pinguim que levou os ovos de chocolate. Por isso, criaram uma história para contar aos pequeninos e chama-se "O Pinguim da Páscoa".


"Estava quase a chegar a Páscoa, os animais da Antártida estavam a combinar onde iam passar esse dia, quando chegou Charlot um pinguim que tinha saído do Pólo Sul há já algum tempo, para viajar pelo mundo.

Ele trazia muitas novidades e uma delas era que em alguns países existe uma tradição engraçada. Um coelho esconde os ovos e as crianças têm que os encontrar.

Os animais mais novos acharam a ideia fantástica e quiseram logo pô-la em prática, mas uma foca mais idosa disse:

- Que ideia mais tonta, vê-se logo que vem dum pinguim, não sabem que aqui na Antártida não há coelhos????

O avô pinguim, sempre bem disposto e pronto a aceitar ideias novas, exclamou:
- Já sei, eu escondo os ovos e vocês têm que os procurar. Que tal, gostam da ideia?

Os animais mais velhos olharam para o avô pinguim com um olhar incrédulo, mas as crias pularam de alegria.

Nesse dia os pequenitos divertiram-se muito a procurar os ovos e partir dessa altura, todos os anos, na Antártida, pela Páscoa, há um pinguim mais velho que vai esconder os ovos para grande alegria da pequenada."

Gostaram?

Lamentavelmente tivemos que retirar a quase totalidade da ilustração que acompanhava este conto pelo que deixamos aqui o desafio aos mais habilidosos e imaginativos.

Vício ou mania?

Diz a professora Filipa Silva da EB1 ed Brancanes - olhão "Eu bem quero mudar de animal mas o pinguim persegue-me. Será que já ha algum grupo dos pinguinistas anónimos?"
Os Brancanitos fizeram um "Pinguim da Páscoa Ecológico" com cartolina e ovos.
Promeiro colocaral os ovos a cozer num forno solar

De seguida puseram os ovos a arrefecer e foram recortar os moldes em cartolina para depois montaram e coloriram a gosto
E para ajudar na decoração não podiam faltar as frases enviadas pela professora Telma Canavilhas do Colégio D.Maria Pia.
Por fim comeram um para provar - "Ó professora, não gosto da parte amarela mas esta é diferente." Será que era?

23.8.07

Caça ao ovo e as regiões polares

No final do 2º Período, a biblioteca da Escola Secundária 2/3 Lima de Freitas - Setúbal promoveu uma actividade de carácter lúdico e pedagógico para a Páscoa e intitulou o evento como “Caça ao Ovo”.

Objectivos gerais da actividade Caça ao Ovo:
- Assinalar o encerramento das actividades da Biblioteca, do 2º período, de forma lúdica e pedagógica;
- Promover a pesquisa e selecção de informação em diversos documentos e suportes;
- Envolver os alunos no projecto LATITUDE60! e consequentemente, nas comemorações do Ano Polar Internacional;
- Desenvolver e aplicar conhecimentos adquiridos em situação de sala de aula sobre as regiões polares;
- Sensibilizar para a importância das regiões polares.

Esta actividade, que se realizou no dia 21 de Março, consistiu no seguinte:

1 - Os alunos procuraram no recinto exterior da escola ovinhos surpresa que se encontravam escondidos.


(A grande azáfama em busca dos ovos perdidos!)



2 - Depois, cada aluno respondeu à questão sobre o Ano Polar Internacional que se encontrava no seu interior. Para tal, deviam dirigir-se à Biblioteca, pesquisar e seleccionar informação nos livros, folhetos e computadores que lhes permita dar uma resposta correcta à sua pergunta.

(É melhor pesquisar para não me enganar!!!)



3 - Após validação da resposta, por parte dos professoras responsáveis pela biblioteca, o aluno recebeu um prémio, caso tivesse acertado.

(Será que a resposta está correcta?… "Stora", acertámos?)


O prémio era...


(coelhinhos de chocolate da páscoa)

E os vencedores...

Foi uma manhã muito divertida!