26.11.07

Visitas Guiadas ao Oceanário - 5

Nas duas últimas visitas fomos acompanhados pela Educadora Marinha Patrícia que nos ensinou ainda mais coisas que não sabíamos (ver publicações anteriores, abaixo). Assim, depois de vermos o Oceano Índico fomos ver no aquário global um peixinho bem nosso conhecido e que todos os portugueses gostam muito. Adivinham quem é?


É o Sr. Bacalhau. E sabem que o Sr. Bacalhau anda muito triste. Porquê? Porque nós (os portugueses) gostamos muito de comer bacalhau e como comemos tanto e tanto bacalhau este bonito peixe está a desaparecer e o Sr. Bacalhau do Oceanário está a perder a sua família. Como todos gostamos de comer um bom bacalhau cozido, à Brás ou com natas sabem qual é a sugestão da nossa amiga Patrícia? Que por ser um peixe tão especial, só o devemos comer no máximo quatro vezes por ano, sendo que uma delas está quase a chegar – o Natal. Será que em 2008 vamos conseguir comer só quatro vezes bacalhau, para assim podermos ajudar o Sr. Bacalhau e a sua família?

Depois de nos despedirmos do Sr. Bacalhau e de prometermos que passaríamos a mensagem da sua iminente extinção, foi altura de darmos uma espreitadela no aquário do Polvo e ver a estrela-do-mar Girassol. Ao contrário das estrelas-do-mar comuns que só têm cinco pontas a estrela-do-mar Girassol é grande e tem 21 pontas.


Também com a Patrícia houve tempo para descansar e ver os peixinhos do aquário central.

Olhem ali duas raias!


Os prémios das Visitas Guiadas ao Oceanário chegaram ao fim. Esperamos que tenham gostado do que vos contamos sobre as visitas que os vencedores do concurso nacional “À Descoberta das Regiões Polares” viram e aprenderam.
Em breve começarão as Visitas Guiadas aos Bastidores do Oceanário e ai vamos ver a parte de trás deste bonito mundo que vos acabámos de mostrar!

Sem comentários: