26.11.07

Visitas Guiadas ao Oceanário - 1

A 18 de Novembro de 2007 foram iniciadas as Visitas Guiadas ao Oceanário referentes aos prémios que os nossos pequenos grandes vencedores ganharam no âmbito do concurso nacional “À Descoberta das Regiões Polares”. (http://latitude60.blogspot.com/2007/08/pster-no-dia-2-de-julho-professora.html)

As visitas iniciaram-se com os grupos dos Jardins-de-infância do Vimeiro e de Bufarda que tiveram o prazer de ser guiados pelo nosso novo amigo, educador marinho, Luís.

Para que todos os nossos amigos do Latitude60! possam ter uma ideia do quanto nos divertimos e do quanto aprendemos aqui deixamos algumas fotos e um bocadinho do que temos aprendido.


Logo à chegada o Luís apresentou-nos o nosso primeiro novo amiguinho, e o seu preferido no Oceanário. Chama-se Peixe-lua. Já viram o tamanho que tem? Este e outros peixes que vêm na fotografia encontram-se no aquário central que tem o nome de aquário Global pois contêm peixes de todos os oceanos do globo terrestre.

Logo depois de darmos uma primeira vista de olhos no aquário central, seguiu-se a altura de visitar todos os oceanos individualmente, e acabamos por ver os nossos amigos pinguins no Oceano Glaciar Antárctico.

Estão a ver os nossos amigos pinguins na água? De seguida foi o momento de irmos conhecer os residentes Eusébio e Amália. Sabem quem são?


O Eusébio e a Amália são as lontras que vivem no Oceanário. Já tiveram 5 filhotes, infelizmente 2 morreram, mas os outros 3 foram enviados para outros Oceanários do mundo para que outros meninos pudessem também ver como as lontras são tão bonitas e brincalhonas.

Nesta fotografia podemos ver a Amália a descansar nas algas. Segundo o nosso amigo Luís, uma das coisas que mais gosta de fazer!

Ainda tivemos tempo para passar no Oceano Índico e conhecer o peixe balão, que quando se sente ameaçado, bebe muita água e incha, de maneira a não ser comido por outros peixinhos. A sua cor tão amarela é um aviso para os outros peixes de que ele é venenoso e por isso o melhor é que não o comam.

Por fim, e como já estávamos um bocadinho cansados, acabámos por nos sentar junto ao aquário global e apreciar, em silêncio para não assustar os peixinhos, os nossos novos amigos peixes.

Sem comentários: