26.11.07

Visitas Guidas ao Oceanário - 4

As restantes três visitas realizadas no dia 19/Novembro foram do Jardim de Infância João de Deus do Entroncamento (ver publicação abaixo). Começamos a visita com o grupo dos mais pequeninos (Batas vermelhas), depois os maiores (Batas azuis) e depois para terminar os ainda maiores (Batas amarelas).
A visita dos mais pequeninos foi acompanhada pelo nosso já conhecido Educador Luís que nos mostrou os Pinguins e como o gelo é frio.


Passeamos também pela selva e vimos como são coloridos os animais do Oceano Índico. A sua cor deve-se à temperatura elevada da água em que vivem, cerca de 25ºC.


Desta vez, no Oceano Índico tivemos o prazer de conhecer o peixe Napoleão. O seu nome vem do facto de que quando se torna grande este peixe fica com uma cabeça parecida com o chapéu do Napoleão Bonaparte.


Como os outros meninos dos outros grupos descansámos junto ao aquário central. Olhem bem para cima… lá vem o peixe-lua.


Também tivemos a visita do tubarão zebra. Apesar do seu aspecto pintalgado este tubarão quando nasce é às riscas, tal qual uma zebra. Mas com o crescimento a sua pela transforma-se em pintas perdendo as riscas.




Antes de terminarmos a visita o Luís ainda teve tempo de nos mostrar um aquário pequenino onde vivem os corais do Oceanário. Sabiam que os corais são animais? É verdade! Apesar de parecerem rochas os corais são animais muito valiosos e sensíveis e que se encontram em perigo de extinção. Assim, nunca os devemos apanhar na praia, nem comprá-los uma vez que é crime.


Fotografia de um exemplar de um coral mesa. Tem este nome por ser tabular e por isso com a forma de um tampo de mesa.


E a seguir uma fotografia de um coral árvore que tem este nome por se parecer com uma pequena árvore.


Como são animais de águas quentes os corais estão sempre acompanhados de peixes coloridos e muito bonitos.

Sem comentários: