7.1.08

A entrega dos prémios do concurso nacional "À Descoberta das Regiões Polares" continua. Iniciaram-se a 4 de Janeiro de 2008 a primeira das 5 actividades de "Dormindo com os Tubarões".

Nesta primeira dormida participaram as alunas da Escola Básica 2,3 Lima de Freitas, que ao que parecia na manhã de dia 5, tinham adorado.

A actividade iniciou-se às 20h00 de dia 4 de Janeiro, sendo as alunas recebidas pelos educadores marinhos, João e Andreia, que efectuaram uma pequena apresentação do seu trabalho e pediram para que todas se apresentassem de modo a nos podermos conhecer melhor.

Depois desta pequena apresentação e das informações de como decorreria a noite foi altura de irmos montar o acampamento e espreitar um pouco do aquário central que ainda se encontrava iluminado.
E tivemos uma verdadeira aventura ao olhar para este aquário, uma vez que conseguimos presenciar 2 coisas que até o João e a Andreia nunca tinham visto, apesar de já aqui trabalharem à muito tempo. A primeira foi a predação de um charéu por um tubarão. A relação predador-presa no Oceanário é praticamente inexistente uma vez que todos os animais que se encontra aqui estão bem alimentados e por isso não sentem necessidade de atacar os seus companheiro de habitação. De tão estranha que foi esta atitude, na manhã seguinte iria ser comunicada aos biólogos de serviço, para que verificassem se existiu algum facto que levasse o tubarão a agir daquela forma. E como se já não bastasse de aventuras eis que presenciámos a acasalação de dois tubarões zebra, como se pode ver na fotografia seguinte.

Depois de vermos e aprendermos enquanto olhávamos para o aquário central foi a altura de termos uma pequena aula sobre tubarões dada pelo João.

Nesta aula aprendemos sobre as características e comportamentos dos tubarões e acima de tudo percebemos que os tubarões não são inimigos do homem, mas que este, para não ser atacado deverá respeitar o habitat deste animal tão peculiar.

Tivemos ainda a oportunidade de mexer em dentes de tubarão verdadeiros, e também em moldes, e de ver os dentes verdadeiros ao microscópio,

de ver uma cria de bébe conservada,

e ver ovos de tubarão.Depois desta aula onde tanto aprendemos, tivemos a oportunidade de construir um dente de tubarão em pasta de moldar que no dia seguinte de manhã levaríamos para casa.

E como a noite já ia longa, foi altura de comermos o nosso lanche antes de deitar e de nos irmos preparar para o nosso acampamento com vista para o aquário central, e que vista!!!

No dia seguinte a alvorada foi bem pela fresca, eram 7h00 da manhã e já estávamos fora dos sacos-cama. Era altura de nos arranjarmos, tomar pequeno-almoço e preparar para uma visita ao oceanário e ainda aos seus bastidores.

Nesta visita tivemos a oportunidade de ver 4 oceanos diferentes que se encontram representados no Oceanário (Índico, Pacifico, Atlântico e Antárctico) e de ver como a actividade começa bem cedo no Oceanário com a limpeza dos espaços e dos aquários.

Sem comentários: