2.1.08

No dia 24 de Novembro estiveram presentes nas Visitas Guiadas aos Bastidores do Oceanário os alunos vencedores pertencentes à Escola Básica 2,3 João Afonso de Aveiro e à Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos.

A visita começou pelo topo do aquário central que tem 7 m de profundidade. Na fotografia em baixo é possível ver uma janela atrás do grupo de alunos. Foi por esta janela que saiu a Manta que viveu no Oceanário e que por ter atingido dimensões grandes foi devolvida ao mar, uma vez que já não era possível continuar a viver no Oceanário.

Nesta visita foi-nos ainda explicado que todos os dias são efectuadas no Oceanário 27 análises às águas dos diferentes tanques, de modo a controlar se todos as condições estão adequadas à vida dos animais ali existentes.

Na visita à casa das máquinas foi-nos explicado pormenorizadamente o processo de limpeza da água dos aquários de modo a que esta possa ser reutilizada, sem que se gaste muito dinheiro e recursos a encher constantemente os tanques com água “nova”.

Assim, a água suja com restos de comida, de excrementos e de restos dos animais e de plantas artificiais ou naturais que compõem os aquários passa primeiro por um filtro mecânico de areia onde ficam retidos todos os pedaços de lixo de maiores dimensões. Posteriormente, a água que já parece mais limpa passa por um filtro de cartão (como se fosse um filtro de café) onde os pequenos pedaços de detritos ainda existentes ficam retidos. No final do processo a água, que nesta fase já parece limpa, mas que na realidade não está, pois ainda contém microorganismos em suspensão é passada por um fi

ltro de bio-bolas. O design das bio-bolas foi realizado por um português e o conceito é o seguinte: as bio-bolas são constituídas por altos e baixos onde vivem bactérias (à semalhança de um bairro com vários prédios) que têm por função transformar a amónia em nitritos, que por sua vez será transformada em nitratos, tornando a água cada vez menos tóxica. Contudo, como os nitratos são ainda muito tóxicos são transformados posteriormente em azoto livre que sendo gasoso ascende à superfície da água e liberta-se facilmente. Toda a água do aquário central sai e entra numa rotação constante de 2h30.

No final da visita houve ainda tempo para dar uma espreitadela ao aquário central e à exposição dos Bastidores do Oceanário onde vimos o aquério de reprodução de corais.

Sem comentários: