28.1.08

Dormida com os Tubarões - 3


Bem, dormimos a ver os tubarões, o cardume de cavalas, as raias e a manta do oceanário, os peixes-lua, garoupa, peixes-anjo, ... tudo numa calma gigantesca em fundo azul. Em frente ao globo central, cujo espeço vidro de 27cm nos separa do paraíso aquático, os 15 alunos do Jardim de Infância Veiga Ferreira ouviram atentamente a história que a Zé e a Sara contaram sobre a fada dos oceanos antes de adormecermos enfiados nos nossos sacos-cama.






Para que conseguíssemos compreender melhor o mundo dos tubarões, os 3 monitores do Oceanário que nos guiaram nesta aventura, explicaram-nos, logo ao início, como estes animais se alimentam, reproduzem, como se comportam, .... enfim, tiraram muitas das nossas dúvidas e receios que alimentamos, fruto de esteriótipos que os filmes muitas vezes nos ajudam a construir.







No dia seguinte de manhã bem cedinho, dia 19 de Janeiro 2008, e com o Oceanário todo por nossa conta, fizemos uma visita guiada a todos os espaços.





Nos aquários mais pequenos, um dos ovos de tubarão touro que havíamos visto na semana passada já tinha eclodido. Porque para quem não sabe, os tubarões têm 3 tipos de reprodução: ovíparos como é o caso dos tubarões de pontas brancas e de pontas negras; vivíparos, no caso do tubarão branco; e ovovivíparos, caso do tubarão touro.





As pequenas rais escondidas na areia quase nem se vêem. Mas desta vez tivemos sorte.





O grande caranguejo gigante parece não gostar muito de visitas. Ficou um pouco agitado mas também éramos muitos e de certo que ele não estava a contar com tantos convidados.





Os vistosos chocos já pareciam inicialmente mais curiosos pois nem se deixaram impressionar muito com a nossa presença.





Por cima do globo central, foi-nos explicado como se alimentam os peixes aí existentes e como se faz a limpeza e manutenção dos aquários.


A fotografia final do grupo não poderia deixar de ser junto ao VASCO - Vamos Ajudar a Salvar e Conservar os Oceanos. De certeza que estes alunos nunca mais vão esquecer estes momentos deliciosos e merecidos pois este é o fruto do esforço de participação no Concurso "Á Descoberta das Regiões Polares" que o LATITUDE60! promovido em Junho de 2007. Parabéns pelo empenho e obrigada à professora Sandra Antunes por estar presente no início para nos desejar a todos uma excelente noite de sonhos no fundo no mar.




Sem comentários: