2.1.08

No dia 21 de Novembro de 2007 realizaram-se as visitas guiadas aos Bastidores do Oceanário dos alunos vencedores do concurso nacional “À Descoberta das Regiões Polares” da Escola Básica 2,3 do Bairro Padre Cruz e da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa. A visita destes dois grupos iniciou-se com uma breve espreitadela para o aquário global onde foi possível ver espécies como o Peixe Lua, o Tubarão Touro, as Barracudas, os Roncadores, a Manta, etc.

Das duas visitas efectuadas por estas escolas, a visita aos bastidores do Oceanário iniciou-se pela parte do superior do aquário central onde tivemos a oportunidade de assistir a duas operações diárias.

Quando chegamos à parte superior deparámo-nos com dois mergulhadores a prepararem-se para entrar dentro do aquário central.

A entrada no aquário central é efectuada através de um elevador (onde o mergulhador se encontra sentado), de modo a provocar o menor impacto quando da entrada na água. Estes dois mergulhadores que se vêm na fotografia em baixo levam dois tubos com comida para alimentar as raias de fundo, uma vez que estas têm de ser alimentadas à mão e uma a uma para que se saiba a quantidade de comida que cada uma delas está a comer.E como estávamos cheios de sorte ainda tivemos a oportunidade de ver a Manta a comer. Como referido anteriormente existem alguns animais como a Manta, o Tubarão Touro e o Peixe Lua que comem em locais específicos da parte superior do aquário central. Na foto abaixo temos a tratadora a alimentar a Manta. Os animais que vão comer à parte superior do aquário foram habituados desde a sua chegada a chamamentos sensitivos. Assim, por exemplo, a Manta quando vê o balde amarelo já sabe que é hora de comer. A tratadora coloca o balde dentro de água e a conjugação do odor a comida fresca e da cor amarela do balde fazem com que passados alguns minutos a Manta apareça à superfície para comer.A Manta é alimentada com camarinha (camarão pequeno) duas vezes por dia.

Não é espectacular??

Depois de posicionar o balde mesmo à frente da boca, como a manta nada de boca aberta é só deixar a comida cair que entrará directamente para dentro da boca da Manta.

Na visita à parte inferior do aquário central foi-nos explicado pelo Esducador Marinho que nos acompanhava na visita como é que se conseguia obter a temperatura da água para os 5 aquários maiores do Oceanário (global, Indico, Atlântico, Pacifico e Antárctico).

Nos quatro tubos pretos que se vê na fotografia passa água quente e fria proveniente do Oceano Índico. O sistema é complexo e funciona da seguinte forma: a água suja (quente – aproximadamente a 25ºC) que sai do aquário desce num tubo à volta da água limpa (à temperatura ambiente) que sobe para o aquário. Desta forma, e por condução térmica, a água limpa que está a ser enviada para o aquário vai sendo aquecida e poupa-se assim alguma energia tornando o sistema num sistema termicamente eficiente. O mesmo acontece com a água do Oceano Antárctico, a água suja e fria (aproximadamente 5ºC) que sai do aquário, por condução térmica, vai arrefecendo a água limpa e quente (à temperatura ambiente) que está a ser enviada para o aquário. Desta forma, poupa-se uma grande quantidade de energia que seria necessária para fazer aquecer ou arrefecer a água.

Sem comentários: