8.1.08

No dia 5 de Janeiro decorreu a segunda actividade “Dormindo com os Tubarões” no Oceanário. Participaram 8 estudantes da Escola Secundária com 2,3 ciclo Lima de Freitas e um da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV.

A actividade começou às 20h, onde os alunos foram recebidos pelos monitores do Oceanário, Luís e Sara. Depois da despedida dos pais, foi o momento dos alunos e monitores se apresentarem.

Em seguida os monitores explicaram como iria decorrer a noite e algumas regras muito importantes, de forma a não incomodar o “sono” dos peixes. Seguimos então para o local onde acampamos, deixando tudo preparado. Sentamos um pouco, onde o Luís e a Sara explicaram algumas curiosidades da vida dentro do aquário central.

Depois foi o momento da aula multimédia, onde aprendemos muito sobre a vida dos tubarões, que por sua vez, não é recente. Os tubarões existem desde dos tempos dos dinossauros!!! Os estudantes estavam muito bem informados, colocando constantemente perguntas aos monitores, tornando esta sessão muito interessante. Por fim, a mensagem ficou transmitida, sobre a importância dos tubarões no ecossistema marítimo.

Antes do lanche, houve tempo para uma pequena brincadeira. Utilizando uma massa, os alunos realizaram moldes dos dentes de tubarão. Ficou provado serem verdadeiros artistas.

Entretanto chegava a hora de ir dormir. Todo de pijamas e dentes lavados, deitados nos sacos camas, adormece-mos com o som do “fundo do mar”.

A alvorada foi às 7h da manha. Mesmo com alguns mais dorminhocos, rapidamente nos vestimos e tomamos o pequeno-almoço.

Com o Oceanário por nossa conta, realizamos uma vista ao aquário central e aos oceanos em seu redor. A ida aos bastidores foi o momento alto, onde podemos entender como os animais são tratados e alimentados. O entusiasmo era tanto que quando demos por nós estava na hora de ir para casa.

Sem comentários: