2.1.08

No dia 27 de Novembro de 2007 ocorreram 4 visitas guiadas aos Bastidores do Oceanário.

O dia começou com a visita dos alunos do Colégio de Santa Doroteia. A primeira paragem teve lugar numa das varandas do aquário central onde os alunos puderam ver o tubarão touro, a manta,

e os Araus.

Quando observavam o aquário central os alunos perguntaram porque é que os peixes andavam sempre atrás da cauda do tubarão e a resposta do nosso Educador foi simples mas conclusiva: “É que quanto mais perto da cauda mais longe da boca!”

Posteriormente seguimos para o “Open Ocean”, designação dada pelos funcionários do Oceanário à parte superior do tanque central.

Aqui o Educador Luís que nos fazia a visita guiada mostrou-nos como são alimentados alguns dos animais que vivem no aquário global.

Nesta fotografia encontramo-nos junto ao elevador que é utilizado pelos mergulhadores para entrarem no aquário central quer para efectuar limpezas quer para ir alimentar os animais que não chegam à superfície para comer. É também nesta área que é alimentado o peixe-lua, ao qual é mostrado um prato vermelho redondo para que se aproxime da superfície e seja alimentado manualmente. Contudo, foi com grande surpresa que verificamos que junto ao prato vermelho existia agora também um prato amarelo cortado. Foi ai que o Luís nos informou que tinha chegado ao tanque central o seu mais recente habitante: um peixe-lua bebé. Numa primeira fase o peixe-lua bebé está a ser alimentado com gelatina de alface e brócolos que é a textura que mais se assemelha às medusas que come no seu habitat natural. O peixe-lua grande é alimentado sempre que vê o prato vermelho redondo, o peixe-lua bebé está a ser ac

ostumado a comer quando vê o prato amarelo cortado.

De seguida fomos ver como se limpava o aquário central. Assim, na fotografia em baixo é possível ver os sifões servem para “sifonar” (uma forma aquática de aspirar!) o fundo dos aquários de maiores dimensões. Um quarto do aquário central é sifonado todas as semanas, para que ao fim de um mês todo o aquário tenha sido “aspirado”.

Sem comentários: